segunda-feira, 11 de julho de 2011

José Carvalho estagia em Bratislava


O atleta José Carvalho, da A.D.A, foi convocado para a Equipa Nacional Sénior de Slalom para realizar um estágio em Bratislava (Eslováquia) de 8 a 22 Julho.
O estágio insere-se na preparação do atleta para a sua participação Campeonato do Mundo da Especialidade. Este estágio, a realizar na pista que será palco da competição de apuramento Olímpico realiza-se até ao próximo dia 22 de Julho, altura em que a equipa regressa a Portugal por um breve período antes de voltar ao local para mais um estágio de preparação.Manuel Freiria, técnico Nacional irá comandar a equipa que luta por um lugar em Londres 2012.
A A.D.A deseja um bom trabalho ao atleta e que todo o seu empenho lhe permita atingir os melhores resultados desportivos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A.D.A - Vice-Campeão Nacional de Slalom


Melgaço recebeu no passado fim-de-semana a edição 2011 do Campeonato Nacional de Slalom, que reuniu perto de 100 atletas nas águas do Rio Minho. Foram disputadas competições individuais nas categorias de Seniores, Juniores e Veteranos e também em patrulhas, ao longo de todo o fim-de-semana de 2 e 3 de Julho.
A A.D.A levou a competição 15 atletas e sagrou-se Vice-campeão Nacional da modalidade, trazendo um total de 20 medalhas para o seu clube: 8 de Ouro, 10 de Prata e 2 de Bronze.

Ao nível individual as Classificações foram as seguintes:
1º lugar C2 sénior -José carvalho/Hélder ferreira
2º lugar C2 sénior - Cristiano Duarte/Jorge ribeiro
1º lugar C1 sénior - José carvalho
2º lugar K1 sénior - Tiago Mendes
1º lugar C1 júnior - Rui Ferreira
2º lugar C1 júnior - Nelson Guedes
2º lugar K1 júnior - Rui Ferreira
3º lugar K1 júnior - Nelson Guedes
2º lugar K1 sénior - Patrícia Queirós
3º lugar K1 sénior -Sara Bastos
1º lugar C1 sénior - Sara Bastos
2º lugar C1 sénior - Patrícia Queirós

Patrulhas:
2º lugar k1 sénior - Cristiano Duarte/Jorge Ribeiro/Nelson Guedes.
1º lugar k1 sénior - feminino Sara Bastos/Ana Cerqueira/Patrícia Queirós

Os atletas e a Equipa Técnica do Slalom da A.D.A estão de parabéns pelo esforço e trabalho realizado durante todo o ano desportivo e que culminaram nos excelentes resultados alcançados.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Balanço da época da Secção de Voleibol


            A secção de Voleibol da A.D.A encerrou já a sua actividade no que diz respeito à época 2010/2011 e aproveitando esta interrupção até à próxima época os treinadores Bruno machado e Paulo Dias fizeram o balanço da temporada.

JA: Como fazem o Balanço da época que agora termina?
Uma vez terminada a época desportiva, desta equipa de Voleibol Feminina do escalão de Juvenis, podemos concluir que o balanço é positivo. Inicialmente, tínhamos como objectivo passar para a fase nacional, pois era o último ano neste escalão, e achávamos que já tínhamos experiência suficiente para poder competir na fase nacional. No entanto, tal não se verificou, e acabamos por ser integrados no campeonato regional, onde obtivemos um 9.º lugar. Nestas duas competições, estivemos a competir com equipas bem mais experientes que a nossa e com uma cultura de voleibol a nível de clube muito superior. Esta situação deve-se ao facto de algumas destas equipas possuírem vários anos a jogar voleibol e de terem tido oportunidade de ver e jogar em escalões superiores, o que trouxe uma maior vantagem e uma melhoria na qualidade de jogo e experiência que a nossa equipa ainda não possui.
Apesar dos resultados desportivos não terem sido os mais desejados, podemos dizer que estivemos a um bom nível em alguns dos jogos, e conseguimos jogar de forma equilibrada com algumas dessas equipas que teoricamente eram superiores. Por outro lado, foi bastante positivo, o facto de conseguirmos ganhar alguns sets, a equipas que anteriormente pensávamos que seria muito difícil de vencer e obviamente também ganhamos alguns jogos contra equipas que anteriormente tínhamos perdido, denotando aí uma melhoria do nosso jogo. Estes aspectos demonstram claramente que a nossa equipa evoluiu muito e tem realizado um trabalho bastante satisfatório. O facto de a nossa equipa ser a única em Amarante dificulta muito a dinâmica de treinos, pois deixa de ser possível a troca de experiências entre atletas de diversos escalões, mas estamos a trabalhar para inverter esta tendência. Todos estes aspectos, são preponderantes no resultado final de cada jogo.

JA: Quais os melhores momentos e quais as maiores dificuldades que enfrentaram?
            Por norma, os melhores momentos das épocas desportivas, correspondem sempre às situações em que a equipa sai vitoriosa. No entanto, na nossa equipa, pensamos que o mais preponderante para que esses “melhores momentos” da época, pudessem acontecer, foi a garra e a vontade de ganhar que as nossas atletas demonstraram ao longo da época e a frequência aos treinos de todas, situando-se praticamente nos 100%.
            Por outro lado, as maiores dificuldades sentidas ao longo da época prenderam-se nas lesões de algumas atletas, que foram o impedimento para que estas dessem o seu contributo para a equipa. Em alguns casos, as lesões duraram alguns meses, o que tornou a equipa mais frágil, reflectindo-se nos resultados.

JA: Quais são as expectativas para a nova época?
Apesar de a equipa subir ao escalão de Juniores a nossa perpectiva é sempre de fazer melhor que a época anterior. Como já foi referido anteriormente as nossas atletas têm menos experiência que a maioria das atletas das equipas adversárias, mas isso não vai impedir-nos de lutar pela melhor classificação possível em todas as competições. E agora que algumas lesões estão ultrapassadas, esperamos no início da próxima época ter todas as atletas disponíveis.
A secção de Voleibol iniciou este fim de época uma captação de Minis Femininos nas Escolas E.B 1 da Amarante e simultâneamente trouxe para a A.D.A uma equipa de Voleibol Feminino do escalão de Infantis, que representava a Escola E.B. 2,3 de Amarante no Desporto Escolar. Para já estas 2 equipas têm treinado aos Sábados de manhã.
Vamos fazer tudo para que já na próxima época desportiva estas 2 equipas se juntem há já existente e assim consolidar o Voleibol Feminino na nossa Associação.
Ao aumentar o número de equipas e de atletas da secção, estamos também a criar as condições para que a nossa equipa de Juniores não se sinta tão "sozinha" na A.D.A, e assim possa ser mais uma motivação para tentar melhorar os resultados desportivos.

Comentário de uma atleta

A época que acabou foi feita e vivida com determinação e com coragem de enfrentar as nossas dificuldades. Todas temos a consciência que não somos uma equipa de topo, mas temos capacidade de estar lá até ao fim e de dar o nosso melhor. Nem sempre conseguimos superar os nossos objectivos e a nossa classificação foi a prova disso. Cada jogo é um jogo, e cada um é vivido de forma diferente, uns com mais garra, outros com mais determinação, outros com mais fragilidade e outros com mais cansaço, mas nós estamos lá. E afinal “perder e ganhar é desporto”, e ao longo da nossa vida temos de conviver com ela e enfrentá-la todos os jogos, todos os treinos e todos os nossos momentos em equipa.
Todos os momentos vividos em equipa são bons e únicos. A dificuldade é superada em equipa, e o nosso grupo é uma boa e concreta prova disso. A nossa maior dificuldade é sem dúvida a nossa motivação, ou falta dela, necessitámos sempre de algo que nos motive e que nos lembre que nós vivemos do VOLEIBOL e que ele está e sempre estará dentro de nós, e este é um grande problema que ainda não conseguimos conviver. Mas acredito que a esperança ainda vive em cada atleta, e que um dia vamos conseguir superar tudo o que tememos e receamos.
Desde muito cedo os nossos treinadores alertaram-nos que o escalão de Juvenis é uma etapa em que de certa forma “aprendemos tudo o que temos para aprender”. Por isso a nossa subida de escalão, que corresponde já a Juniores será vivida com grande dificuldade, mas com palavra de confiança e motivação por parte das atletas de Voleibol da Associação Desportiva de Amarante.

Uma das atletas-Ana Pinheiro

Mega Churrasco ada.andebol

Balanço da época da Secção de Andebol


    A secção de Andebol da A.D.A encerrou de forma oficial a época 2010/2011 com a realização de um Convívio/Churrasco no dia 25 de Junho entre os atletas, pais, treinadores e dirigentes da modalidade.
    O Convívio reuniu mais de uma centena de pessoas e proporcionou momentos de alegria, confraternização e saudável convívio entre todos os presentes.
    Aproveitando o momento os responsáveis técnicos do andebol da A.D.A aproveitaram para fazer um balanço da época que agora finda.

GC: Como fazem o Balanço da época que agora termina?
A secção de andebol para a época 2010/2011 deu um passo importante no seu projecto, nomeadamente no que à formação e fomentação do andebol nas camadas mais jovens diz respeito. Foi uma época muito positiva, mas muito longa e de muito trabalho. Arrancamos a actividade no final de Agosto com as nossas equipas de formação (iniciados masculinos, juvenis masculinos e juvenis femininos) a competir nos Campeonatos Nacionais da 2ª divisão e a equipa sénior a competir no acesso ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Também participamos na Taça Primavera e na Taça de Encerramento, ambas organizadas pela Associação de Andebol do Porto. No total realizamos 101 jogos, tendo obtido alguns resultados relevantes (Iniciados masculinos - 2º na Taça de Encerramento; Juvenis Masculinos – 2º na Prova complementar do Campeonato Nacional da 2ª Divisão; e Juvenis Femininos – 3º na Taça Primavera). Nos diversos escalões tivemos um total de 67 atletas federados. Relativamente aos mais novos (Bambis e Minis) temos perto de 4 dezenas de atletas entre os 6 e os 11 anos os quais participaram em 3 Festand’s. 

GC: Quais os melhores momentos e quais as maiores dificuldades que enfrentaram?
A organização do III Festand ada.andebol para Bambis e Minis foi um evento que teve bastante sucesso, conseguimos trazer para Amarante equipas das mais diversas cidades para poder participar nesta festa do Andebol em que os mais pequenos são os grandes protagonistas. O I mega churrasco família ada.andebol, também teve um impacto grande junto dos nossos atletas pois além deles estavam presentes pais, amigos, dirigentes, treinadores para a despedida desta época em festa. No início de 2011 fizemos divulgação e captação de atletas entre os 6 e os 11, e foi muito gratificante, quase de um dia para o outro, termos juntado um grupo de 40 atletas Bambis/Minis. Relativamente às dificuldades, elas são sempre muitas, mas com alguma habilidade e esforço conseguimos contorna-las. Das dificuldades apenas destacava três, a falta de transporte para os jogos, a qual tem sido ultrapassada com a colaboração dos pais. Relativamente aos treinos, também temos necessidade de mais horas disponíveis para a modalidade, uma vez que as existentes são poucas para os escalões que possuímos, treinando por vezes três escalões ao mesmo tempo. E finalmente os patrocínios, em que cada vez mais temos dificuldades em mantê-los e conseguir arranjar novos patrocínios, de forma a poder dar continuidade à pratica do Andebol em Amarante. Aproveito para agradecer a todas as Instituições Públicas e Empresas Privadas que nos apoiaram quer logisticamente quer financeiramente nesta época, a qual não seria possível sem o apoio delas.

GC: Quais são as expectativas para a nova época?
Para a próxima época queremos manter todos os escalões (Bambis/Minis, Iniciados Masculinos, Juvenis Masculinos, Seniores Masculinos e Juvenis Femininos), mas também formar a equipa de Infantis Masculinos, a qual já testamos a viabilidade no torneio de Vila Real agora em Junho e tentar que os minis participem no Campeonato Regional para além dos Festand’s. Temos noção que ainda iremos ter mais dificuldades, mas se queremos ter as nossas equipas mais competitivas, com uma formação de maior qualidade temos que ter funcionais todos os escalões, evitando que os atletas saltem de escalão em escalão.