quarta-feira, 6 de julho de 2011

Balanço da época da Secção de Voleibol


            A secção de Voleibol da A.D.A encerrou já a sua actividade no que diz respeito à época 2010/2011 e aproveitando esta interrupção até à próxima época os treinadores Bruno machado e Paulo Dias fizeram o balanço da temporada.

JA: Como fazem o Balanço da época que agora termina?
Uma vez terminada a época desportiva, desta equipa de Voleibol Feminina do escalão de Juvenis, podemos concluir que o balanço é positivo. Inicialmente, tínhamos como objectivo passar para a fase nacional, pois era o último ano neste escalão, e achávamos que já tínhamos experiência suficiente para poder competir na fase nacional. No entanto, tal não se verificou, e acabamos por ser integrados no campeonato regional, onde obtivemos um 9.º lugar. Nestas duas competições, estivemos a competir com equipas bem mais experientes que a nossa e com uma cultura de voleibol a nível de clube muito superior. Esta situação deve-se ao facto de algumas destas equipas possuírem vários anos a jogar voleibol e de terem tido oportunidade de ver e jogar em escalões superiores, o que trouxe uma maior vantagem e uma melhoria na qualidade de jogo e experiência que a nossa equipa ainda não possui.
Apesar dos resultados desportivos não terem sido os mais desejados, podemos dizer que estivemos a um bom nível em alguns dos jogos, e conseguimos jogar de forma equilibrada com algumas dessas equipas que teoricamente eram superiores. Por outro lado, foi bastante positivo, o facto de conseguirmos ganhar alguns sets, a equipas que anteriormente pensávamos que seria muito difícil de vencer e obviamente também ganhamos alguns jogos contra equipas que anteriormente tínhamos perdido, denotando aí uma melhoria do nosso jogo. Estes aspectos demonstram claramente que a nossa equipa evoluiu muito e tem realizado um trabalho bastante satisfatório. O facto de a nossa equipa ser a única em Amarante dificulta muito a dinâmica de treinos, pois deixa de ser possível a troca de experiências entre atletas de diversos escalões, mas estamos a trabalhar para inverter esta tendência. Todos estes aspectos, são preponderantes no resultado final de cada jogo.

JA: Quais os melhores momentos e quais as maiores dificuldades que enfrentaram?
            Por norma, os melhores momentos das épocas desportivas, correspondem sempre às situações em que a equipa sai vitoriosa. No entanto, na nossa equipa, pensamos que o mais preponderante para que esses “melhores momentos” da época, pudessem acontecer, foi a garra e a vontade de ganhar que as nossas atletas demonstraram ao longo da época e a frequência aos treinos de todas, situando-se praticamente nos 100%.
            Por outro lado, as maiores dificuldades sentidas ao longo da época prenderam-se nas lesões de algumas atletas, que foram o impedimento para que estas dessem o seu contributo para a equipa. Em alguns casos, as lesões duraram alguns meses, o que tornou a equipa mais frágil, reflectindo-se nos resultados.

JA: Quais são as expectativas para a nova época?
Apesar de a equipa subir ao escalão de Juniores a nossa perpectiva é sempre de fazer melhor que a época anterior. Como já foi referido anteriormente as nossas atletas têm menos experiência que a maioria das atletas das equipas adversárias, mas isso não vai impedir-nos de lutar pela melhor classificação possível em todas as competições. E agora que algumas lesões estão ultrapassadas, esperamos no início da próxima época ter todas as atletas disponíveis.
A secção de Voleibol iniciou este fim de época uma captação de Minis Femininos nas Escolas E.B 1 da Amarante e simultâneamente trouxe para a A.D.A uma equipa de Voleibol Feminino do escalão de Infantis, que representava a Escola E.B. 2,3 de Amarante no Desporto Escolar. Para já estas 2 equipas têm treinado aos Sábados de manhã.
Vamos fazer tudo para que já na próxima época desportiva estas 2 equipas se juntem há já existente e assim consolidar o Voleibol Feminino na nossa Associação.
Ao aumentar o número de equipas e de atletas da secção, estamos também a criar as condições para que a nossa equipa de Juniores não se sinta tão "sozinha" na A.D.A, e assim possa ser mais uma motivação para tentar melhorar os resultados desportivos.

Comentário de uma atleta

A época que acabou foi feita e vivida com determinação e com coragem de enfrentar as nossas dificuldades. Todas temos a consciência que não somos uma equipa de topo, mas temos capacidade de estar lá até ao fim e de dar o nosso melhor. Nem sempre conseguimos superar os nossos objectivos e a nossa classificação foi a prova disso. Cada jogo é um jogo, e cada um é vivido de forma diferente, uns com mais garra, outros com mais determinação, outros com mais fragilidade e outros com mais cansaço, mas nós estamos lá. E afinal “perder e ganhar é desporto”, e ao longo da nossa vida temos de conviver com ela e enfrentá-la todos os jogos, todos os treinos e todos os nossos momentos em equipa.
Todos os momentos vividos em equipa são bons e únicos. A dificuldade é superada em equipa, e o nosso grupo é uma boa e concreta prova disso. A nossa maior dificuldade é sem dúvida a nossa motivação, ou falta dela, necessitámos sempre de algo que nos motive e que nos lembre que nós vivemos do VOLEIBOL e que ele está e sempre estará dentro de nós, e este é um grande problema que ainda não conseguimos conviver. Mas acredito que a esperança ainda vive em cada atleta, e que um dia vamos conseguir superar tudo o que tememos e receamos.
Desde muito cedo os nossos treinadores alertaram-nos que o escalão de Juvenis é uma etapa em que de certa forma “aprendemos tudo o que temos para aprender”. Por isso a nossa subida de escalão, que corresponde já a Juniores será vivida com grande dificuldade, mas com palavra de confiança e motivação por parte das atletas de Voleibol da Associação Desportiva de Amarante.

Uma das atletas-Ana Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário